Pesquisar neste blogue

sábado, 5 de outubro de 2013

Saude

A primeira matéria que eu vou abordar este ano é a Saúde:

A saúde é uma questão tanto individual como comunitária :Individual pois a falta de saúde de um individuo pode dificultar a sua realização de tarefas, o seu divertimento entre outras coisas; e uma questão comunitária pois se um individuo encontra-se doente pode contaminar um outro individuo, ou pode mesmo parar o funcionamento dento de uma pequena ou grande comunidade, caso sejam atingidos muitos individuo-os ao mesmo tempo.

A saúde depende não só da capacidade de uma pessoa de resistir a doenças com muita gente pensa, embora também seja um dos parâmetros, mas depende também do estado físico(se esse individuo está em foram e com um bom estado físico) e psicológico (caso a pessoa tenha problemas de ansiedade ou paranoia, ou então dificuldades em aprender) de uma pessoa.

Agora um pouco de história:

O conceito de saúde e remoto desde os tempos de Grécia antiga em que originalmente se achava que o corpo humano era constituído por quarto líquidos corporais (os "Humores") essenciais: Bílis Negra,  Bílis Amarela, Fleuma e claro o Sangue. E a doença era criada pelo desequilíbrio destes. Também se acreditava que as grandes epidemias eram obra dos deuses sendo interpretados como sinais de que eles estavam descontentes mudando por vezes assim um rumo de uma guerra.

Hipócrates foi um  grande influenciador do conceito de saúde, este homem afirmava que a doença não era provocada pelos deuses mas sim por causa naturais. Graças a este homem a medicina já não era  feita a partir de práticas mágico-religiosas mas sim a partir da observação direta e do raciocínio dedutivo.

octopedia.blogspot.com 

A partir do séc. XVI a dissecação e observação do corpo humano começou a ampliar os conhecimentos sobre a anatomia e da fisiologia. O corpo passou a ser considerado uma espécie de "maquina" e a doença como uma "avaria" de uma ou mais "peça" sendo assim a cura uma maneira de consertar a "maquina".

Séc. XIX, novos contributos para a ciência permitem ampliar a origem das doenças. Uma das maiores descobertas da época foi a da ligação entre microrganismos e doenças. Assim percebeu-se que se uma pessoa quisesse ficar saudável teria de combater esses agentes patogénicos externos.

Voltando á atualidade, com a crescente complexidade de viver nas cidades novos problemas começaram a afetar um grande numero de pessoas tendo assim de se redefinir o conceito de saúde

Assim a OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1948 definiu a saúde como : "A situação de complexo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades". Sendo assim a saúde passou a estar diretamente relacionada com a qualidade de vida.
sergionunespersonal.blogspot.com
Os fatores políticos, económicos, sociais, culturais, ambientais, biológicos e comportamentais também influenciam a saúde.Assim o aumento da saúde. não é uma responsabilidade exclusiva do sistema de saúde mas também de todos nós porque os estilos de vida saudáveis são fundamentais para atingir o bem estar.

Do Criador do Blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário